TailorNews

3 perguntas que todo CEO deve se fazer sobre sua conexão com stakeholders externos

Compartilhe esta matéria

Os CEOs estão constantemente tomando decisões que impactam não apenas suas empresas, mas também os stakeholders ao seu redor. No entanto, o viés de otimismo pode levar à superestimação do próprio impacto. Segundo um levantamento da Forbes, 86% dos líderes acreditam ser referências positivas para suas equipes, mas apenas 53% dos colaboradores concordam. Esse dado evidencia a importância de buscar ativamente feedback externo e avaliar como a empresa realmente é percebida.

Para fortalecer essa conexão, três perguntas são fundamentais:

1. Nosso propósito está claro?

Toda empresa tem um objetivo, mas ele está realmente incorporado na estratégia do negócio? Além de um discurso bem elaborado, é essencial garantir que o impacto desejado seja sentido por clientes, investidores, parceiros e toda a rede de stakeholders externos.

2. Estamos ouvindo de verdade?

O que os stakeholders esperam da sua empresa? Como sua marca é percebida por clientes, fornecedores e pelo mercado? Compreender essas expectativas e necessidades é crucial para construir relações sólidas e sustentáveis. O verdadeiro líder busca diferentes perspectivas, escuta ativamente e está disposto a ajustar sua rota.

3. Estamos preparados para o inesperado?

Crises podem surgir de maneira inesperada. A diferença entre empresas que se destacam e as que falham está na preparação. Estratégias prévias para lidar com desafios ajudam a transformar dificuldades em oportunidades, garantindo resiliência e credibilidade no mercado.

O papel do CEO na conexão com stakeholders

Liderar uma empresa significa mais do que gerenciar operações internas. O líder do futuro é aquele que busca conhecimento constante – sobre o mercado, sua equipe e sobre si mesmo. Evitar pontos cegos requer diálogo com pares, conselheiros e outros líderes, fortalecendo a capacidade de tomada de decisão e a relevância da empresa no mercado.

Se manter uma conexão genuína com stakeholders é um desafio, a solução está na escuta ativa e na capacidade de adaptação. O quanto sua empresa está preparada para essa realidade?

Solicite um atendimento
para sua empresa

Não é uma empresa, mas deseja estar em nosso radar? Cadastre-se aqui.