Se há um caminho sem volta no futebol atual é a urgência da profissionalização da gestão, que parte da escolha das pessoas certas para fazer o clube (empresa) girar. E isso ainda é mais marcante quando falamos de cargos de comando. Alinhado a este propósito, o América Mineiro deu mais um passo nesta direção e convocou a Tailor, consultoria de Executive Search sediada em Belo Horizonte, para cuidar de todo o processo de contratação do mais novo Diretor de Marketing e Negócios, peça fundamental para o clube. Depois de dois meses de minucioso trabalho, o escolhido foi Marcone Barbosa, com passagens por Fluminense e Cruzeiro.
A Tailor já atendeu grandes equipes do futebol brasileiro, como Atlético, Cruzeiro e Santos, além do próprio América, para o preenchimento de outras posições. Com expertise no trabalho de ponta como Headhunter, a empresa é uma das maiores de Minas no segmento e também tem escritório em São Paulo. Mas, além desta nova realidade, o que marcou ainda mais a ação foi a condução do processo, feita por uma mulher, que são maioria na equipe Tailor.
“Foram mais de 100 profissionais avaliados e o que mais nos chamou atenção foi o grande interesse dos mais diferentes perfis de profissionais nessa posição do América. Isso devido à mudança recente para o formato de clube-empresa. Esta tendência é uma clara abordagem do futebol atual, quando os clubes entenderam que os cargos devem ser pensados de forma estratégica. É aí que entramos. O que fazemos é garantir que a posição seja preenchida pelos melhores profissionais do mercado, assim como já ocorre em qualquer grande companhia”, afirma a Headhunter da Tailor e responsável por conduzir a posição, Julia Borges.
“Estar no América hoje é muito importante para a minha trajetória profissional por dois motivos relevantes. O primeiro é a realidade atual do clube e a excelente imagem dele no mercado. O momento do América de consolidar a posição entre os grandes passa também por uma organização interna, e fazer parte disso valoriza qualquer profissional”, afirmou Barbosa.
Ele também comentou sobre a importância do processo seletivo, que revela a nova tendência do clube-empresa, que só funciona com gestão. “Outro motivo foi o fato de minha contratação ter passado pelo crivo de uma empresa do gabarito da Tailor, em um processo aberto e transparente, que de fato buscou no mercado os melhores profissionais para esta vaga”.
Para o superintendente do América, Dower Araújo, não há mais outra saída para ter um quadro pessoal qualificado. “Já trabalhamos anteriormente com a Tailor na seleção de executivos para o clube e tivemos grande sucesso no trabalho. A contratação por meio de um Headhunter amplia muito o horizonte de busca e torna o processo isento, garantindo uma seleção muito rica e assertiva para o clube”, justifica.
Segundo a Tailor, o processo foi aberto a todos os profissionais que atenderam aos requisitos esperados para uma alta posição de gestão, que apresentaram sólida experiência em marketing, branding e comunicação corporativa, além de forte atuação em planejamento e execução de estratégias de geração de receita, parcerias e patrocínios.