Made by: Patrícia Falcão – Headhunter Sênior na Tailor
Contar sua história de forma clara e concisa durante uma entrevista pode ser um desafio, mas é fundamental para causar uma boa impressão e mostrar suas habilidades. Pensando nisso, trouxe aqui três pontos que podem te ajudar a contar sua história de forma eficiente:
- 📍 Pense sobre os pontos de destaque da sua carreira
Antes da entrevista, reflita sobre as conquistas que você teve ao longo da carreira. Pense em projetos bem-sucedidos, habilidades que você tem e experiências relevantes que podem ser compartilhadas e que tenham similaridade com os desafios da posição. Além de ajudar você a se preparar para a entrevista, essa reflexão também contribui para você ter mais clareza sobre suas próprias habilidades e objetivos profissionais.
- 📍 Considere o seu tempo de carreira vs tempo da entrevista para a construção da sua narrativa
Uma dica para isso é pensar em quantos anos você tem de carreira e dividir o tempo disponível para a entrevista, pensando sempre em apresentar o início da sua carreira de forma mais breve e aprofundar mais em seus projetos e experiências mais recentes. Caso o profissional tenha alguma dúvida ou curiosidade, ele irá te questionar sobre.
Dessa forma, você pode definir um roteiro para contar sua história de forma resumida, objetiva e coerente, sem deixar de destacar as informações mais relevantes.
- 📍 Busque informações dos profissionais com quem irá conversar
Conhecer sobre a empresa e sobre o perfil de quem irá participar é fundamental! Faça uma pesquisa sobre a empresa e vá além do site institucional. Busque por principais notícias, perfis dos profissionais que trabalham ou já trabalharam, sobre o setor em geral e perspectivas para os próximos anos, os principais players do mercado e o posicionamento da empresa.
Além disso, estude o perfil com quem você irá conversar, observando onde a pessoa estudou, por quais empresas passou, em quais posições/áreas passou até chegar lá, há quanto tempo está na empresa.
Quais outros pontos você acha que são fundamentais para uma boa entrevista? Conta pra gente em nossas redes sociais ou envie para “experiê[email protected]”.