Made by: Dani Barcellos | Head de Diversidade & Inclusão na Tailor
Liderar não é um trabalho fácil, e tem-se notado um crescimento significativo de pessoas que não gostariam de assumir essa posição.
Um levantamento feito pela Harvard Business Review, por exemplo, mostrou que apenas 34% dos profissionais dos mais de 3.600 entrevistados disseram buscar posições de liderança e somente 7% disseram que o objetivo da carreira era ocupar a cadeira de c-level.
O modelo “unboss” é uma resposta a essa tendência de crescente aversão à liderança tradicional.
O conceito se refere a uma forma de liderança mais horizontal e colaborativa, onde a ênfase é colocada na autonomia e responsabilidade dos indivíduos e equipes, em vez de ser centralizada.
O modelo propõe uma nova forma de organizar e liderar, mais autoconsciente, envolvendo uma compreensão clara dos valores pessoais e organizacionais, a capacidade de reconhecer e refletir sobre o impacto das próprias ações e decisões, e cultivar uma mentalidade de aprendizado contínuo, buscando feedback, ouvindo a equipe e permanecendo aberta a novas perspectivas.
“O Unboss é mais servo do que mestre. É alguém que torna as coisas possíveis em vez de dar ordens. Um líder em vez de um chefe. Um designer em vez de produtor.”
Lars Kolind e Jacob Botter, Unboss
Qual o modelo de liderança presente na sua organização? Ela está dando certo?