“Na adversidade, uns desistem, enquanto outros batem recordes”
Ayrton Senna
Hoje (21/03/2024), Ayrton Senna completaria 64 anos e seus ensinamentos ainda permanecem como um legado, não só para os brasileiros, mas para o mundo todo.
Senna foi uma figura que inspirou e inspira diferentes gerações e, por isso, separamos alguns ensinamentos deixados pelo piloto:
- Dedique-se ao máximo
Senna gostava de dizer que “meio-termo” é algo que não existe. No que diz respeito ao compromisso e dedicação, ou você faz bem feito ou não faz.
A perseverança era uma das virtudes mais admiradas em Senna. Ele sempre dava o melhor de si para atingir os meus objetivos, jamais economizando no esforço. - Desafie seus limites
Os limites são traiçoeiros. Às vezes você acha que atingiu o seu e, quando dá um passo fora da zona de conforto, descobre que pode ir além. Senna acreditava religiosamente nisso.
Com o poder da determinação e da experiência, ele dizia “Sempre podemos ir mais longe”. Por isso, não se imponha limites. Busque sempre desafiá-los.
- Abrace a competitividade
Competir não é feio. A competitividade é muito importante para nos motivas e nos levar a uma busca constante pelo aperfeiçoamento. Senna sabia disso.
E, quando um de seus rivais na pista, ou mais especificamente, Alains Prost, dava um passo adiante, ele ia com tudo à batalha para tentar superá-lo e deixava claro que o faria.
- O esforço importa tanto quanto o resultado
Mesmo sendo ultracompetitivo, Senna certa vez falou numa entrevista: “Ninguém tem obrigação de ser campeão do mundo. A obrigação que eu tenho é de dar o melhor de mim.”.
Essa frase resume muito bem o seu espírito lutador. O resultado das coisas na vida nem sempre está em nosso controle. Ainda assim, devemos fazer a nossa parte e dar o máximo de nós.
- Treine muito e nunca para de melhorar
Senna treinava na chuva quando todos iam para o boxe. Ele era obcecado pelos treinos e por autodesenvolvimento. “Você pode aprender mais, e mais, e praticamente não tem fim.”. Quando você acreditar que sabe tudo, então lembre-se que nem o maior piloto da história se considerava no limite do conhecimento.
“O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história de que o importante é competir, não passa de pura demagogia.”
Ayrton Senna
E você, acrescentaria alguma outra dica do piloto que deixou sua marca no mercado fazendo a DIFERENÇA?