Essa é a pergunta que os Headhunters mais escutam todos os dias, mas que em inícios de ano recebemos em um volume estratosférico.
Responder a esta pergunta tão ampla, é sempre um desafio. Tudo é um grande depende. Depende de que mercado estamos falando, de que área de atuação, região, ou perfil de empresa eu vou me basear para responder.
De toda forma, sempre tento evitar finalizar respostas com um “depende”. Pessoas querem segurança, querem previsões e minha profissão – em geral – me oferece um termômetro bem fidedigno do mercado e o que vem pela frente.
Bom, pergunte-me então: “e o mercado, como está?” e eu te responderei que está extremamente emocionante. Na prática, isso que dizer que muita coisa está acontecendo, em uma dinâmica muito agitada e que merece atenção.
Claro que sempre há muita coisa acontecendo, sempre! Mas, confesso que após mais de uma década assistindo inícios de ano, da cadeira de Headhunter, esse ano tem chamado minha atenção mais que o normal (salvas exceções de pandemias e similares).
A verdade é que mercado está extremamente movimentado! MUITO! Em um volume que, a meu ver, está bem superior ao que normalmente vemos nos meses de janeiro.
Trocas de cadeira executivas, demissões surpreendentes, contratações inesperadas de peso, empresas em inesperados downsizing, outras rapidamente aumentando quadro… A verdade é que nestes primeiros lances da partida 2024, me peguei impressionado com a dinâmica do jogo (e não sou facilmente impressionável).
Se o mercado de Executive Search pode ser termômetro do mundo corporativo lá fora, aqui dentro não seria diferente. Em geral, Headhunters são sim eternos inquietos, que por serem fundamentados mais no CPF que no CNPJ que representam, mudam de bandeira com frequência, como sabemos. Mas, até na nossa tumultuada indústria estou impressionado com a dinâmica 2024! Incontáveis mudanças de casa surpreendentes, fusões, expansões e – infelizmente – reduções de quadro em várias empresas de hunting.
E se você me perguntar, “tá, mas e aí, o que isso tudo quer dizer?”, eu te respondo, cheio de convicção, seguro com o meu firme e taxativo: Não sei!
Ainda é muito cedo para entender o que está acontecendo. Cada indústria é única, cada empresa também e cada pessoa, nem se fala. O meu ponto não é sobre cravar previsões. Longe de mim fingir ser guru de mercado ou Mãe Dinah. Mas em meio aos meus “só sei que nada sei”, eu realmente sei que 2024 não começou brincando e um mercado veloz e agitado, como certamente está, demanda agilidade e atenção.
Tudo pode ser risco ou oportunidade, o importante é ficar antenado nos movimentos, para que possa pensar seus negócios e sua carreira, de forma estratégica no jogo, em cada momento e fase dele. Na minha opinião, essa é a fase d jogo que chamo de: “apertem os cintos que será com emoção!”
Feliz 2024!