Muitos profissionais desvinculam o ato de empreender com o fato de serem funcionários, quando ambos podem coexistir e trazer resultados e reconhecimentos maravilhosos!
O intraempreendedorismo consiste no ato de um colaborador, utilizando seu perfil empreendedor, trazer ideias inovadoras e soluções alternativas, que saem do obvio e do rotineiro, para dentro da empresa.
Para isso, é preciso estar atento às demandas da empresa, aos gaps nos processos, e na inquietude por buscar melhores resultados em tudo aquilo que se faz, tanto nas demandas obrigatórias quanto em gestos voluntários.
Uma vez que o medo de expressar suas ideias é superado, fazê-lo com autenticidade e de forma espontânea pode trazer ótimos resultados e impressão geral de vontade/esforço dentro da instituição.
Exemplos de atitudes de intraempreendedorismo são: ideias de implementações de ações para expansão de marca, de aumento de alcance de usuários, sugestão de parcerias, collabs, eventos, apresentação de estratégias para otimização e celeridade em processos, oportunidades de redução de custos, iniciativas que no geral aumentam a sensação de pertencimento à empresa e de colaboração direta com o crescimento da companhia.
Claro que o melhor dos cenários é que essas atitudes venham de forma consistente e permanente, mas começar é o mais importante, qualquer intenção e iniciativa são super válidas!
Por: Luisa Matias – Consultora Sênior na Tailor