Made by: Bruno da Matta Machado – Sócio e Diretor na Tailor
É verdade que a maioria era sim. Diversas pesquisas mostram que, em media, 60% dos CEOs de grandes companhias ocupavam a posição de COO ou CFO anteriormente. Meus mais 10 anos como Headhunter confirmam.
Mas nem sempre. Um tempo atrás fui convidado pelo amigo Rodrigo Fortini Boschi, para uma aula com os alunos de Publicidade da PUC Minas, justamente para contar para eles diferentes caminhos da carreira, após a formação. Achei incrível poder ampliar essas possibilidades desde a base!
Assim como a Maíra Gracini, entrevistada pela Forbes, trilhei boa parte da minha carreira nas áreas de comunicação e marketing e hoje lidero uma empresa de RH, – com meu diploma de Publicitário.
Independentemente da formação de base ou da área de atuação, o “segredo” está na capacidade do profissional em transcender sua área e escopo, entender e se envolver no negócio como um todo e agir pensando em como seu departamento pode impactar a última linha da empresa.
Para isso, é fundamental ampliar o repertório e sair da zona de conforto, se capacitar tecnicamente em matérias fora da sua área. Exemplo: se é um(a) publicitário, CMO de uma industria, estude Finanças, entenda profundamente a engenharia, a operação e use seus conhecimentos de marketing como um diferencial.
No fim do dia, negócios são geridos baseados em números, em exatas. Acredito que por isso o caminho seja mais natural para os COOs e CFOs. Mas não precisa ser.