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Novo chefe ou Chefe novo? Se é a primeira vez como líder, não importa.

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Seria ótimo se, ao assumir um papel de liderança, juntamente com o cargo, o profissional recebesse um manual de instruções para a nova função. Isso porque, ao estrear como líder, sendo jovem ou maduro, experiente ou não, o indivíduo terá que lidar com responsabilidades até então inéditas, exigindo dele novas competências, ou que, ao menos, adapte algumas das habilidades preexistentes.

Até mesmo a personalidade de um competente profissional passa por testes e transformações a partir do momento em que ele assume um papel de líder. Com tanta novidade, pode ser de grande valia o contato com amigos ou gestores experientes que possam aconselhar, dando dicas e norteando efetivamente como esse novo líder deve se comportar nessa função. É importante aprender a delegar tarefas e acompanhá-las e a estimular a equipe. Ter consciência disso é essencial, e por isso reunimos algumas dicas, sugestões e apontamos alguns erros a serem evitados para que um novo líder possa iniciar com sucesso essa nossa etapa!

Colaboração

Vale lembrar que colaboração significa trabalho feito em comum com uma ou mais pessoas; cooperação, ajuda, auxílio. A partir do momento em que vira líder de uma equipe, o profissional terá novas obrigações e não conseguirá dar conta de todas as outras tarefas que fazia antes. A insegurança faz com que os novos líderes tentem fazer de tudo e abandonem sua principal tarefa, que é delegar.

Perguntas

Como autoafirmação, tenta-se mostrar para aqueles que estão ao seu redor que se sabe tudo. Em vez disso, vale fazer perguntas para seus subordinados e, mais do que isso, demonstrar atenção às respostas.

Impacto

Na hora de dar opinião, ela será absorvida de uma forma diferente. Portanto, é preciso tomar mais cuidado com a forma que os comentários são feitos para evitar insegurança. Uma boa forma de fazer com que os funcionários tenham respeito, e não temor, é ter uma postura de humildade e colaboração. Manter o canal aberto para receber feedback também é essencial para ver o que a equipe está achando do trabalho do líder, que pode se ajustar para sempre melhorar.

Expectativas

Virar chefe de uma hora para a outra pode ser uma reviravolta. Internamente, o profissional pode se sentir a mesma pessoa e, muitas vezes, com a intenção de manter suas relações inalteradas. O contrário também pode acontecer, tornando-se rigoroso e temido pelos funcionários.

Heroísmo

Tentar agir como super-herói sozinho é um grande peso nas costas de qualquer chefe e traz ansiedade e insegurança. Nessas horas, é bom buscar aconselhamentos do resto da equipe. Tentar esconder os erros pode ser uma péssima escolha, pois, uma hora, todos vão descobrir o que realmente aconteceu. Isso leva à perda de credibilidade.

Delegar, microgerenciar ou de-largar?

Quando alguém se torna líder, sua missão é muito mais de delegar e acompanhar do que de efetivamente executar aquilo que fazia tão bem.

Como não contratar clones?

A falta de experiência em recrutar pessoas é outro risco que pode ser cometido. Biologicamente, o ser humano busca se associar com aqueles que se parecem com ele ou pensam de maneira similar. É um mecanismo cognitivo que ajudou na formação de tribos e sociedades. É necessário cuidado com isso. A diversidade também é importante por outros ângulos: de gênero, identificação, classe social, cor e idade, entre vários outros. Cada um desses atributos contribui para uma visão de mundo diferente, o que torna a equipe mais antifrágil e plural (há vários estudos que corroboram a tese de que empresas mais diversas têm performance superior).

Como liderar quem era par ou amigo?

Num dia, alguém é par e parceiro dos seus colegas de trabalho. Há o trabalho junto, a piada interna, a camaradagem, as opiniões controversas sobre a chefia ou a empresa, e vários outros elementos de um relacionamento entre semelhantes. No outro dia, ele é a nova pessoa responsável por liderar e chefiar as mesmas pessoas com quem dividia mesa ou cargo na semana anterior. Muita coisa pode dar errado: apostar demais na amizade, tornar-se o “chefe amigão” e perder controle da equipe e deixar a performance cair. Pode acontecer de se confiar menos nas pessoas e ser duro demais, e com isso perder o elo de relacionamento anterior. É uma relação nova e estranha para todas as partes.

Dica

É preciso conhecer a equipe. É a primeira coisa a se fazer. Apresente-se. Pergunte muito. Demonstre interesse genuíno nas expectativas e dissabores de seus liderados. Isso cria empatia. Respeite a individualidade.

Fontes e referências
5 lições para chefes de primeira viagem
3 erros que cometi como chefe de 1ª viagem – e como escapar deles

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