A profissão de Headhunter desempenha um papel crucial no dinâmico mercado de trabalho, atuando como um verdadeiro estrategista na identificação e contratação de talentos para as empresas. Construir uma carreira bem-sucedida neste campo exige não apenas habilidades técnicas, mas também uma compreensão profunda do mercado.
Aos olhos dos sócios da Tailor, Bruno da Matta Machado e Fernanda Nogueira, os quatro pontos fundamentais para ser um excelente Headhunter são:
- Profundo entendimento de negócios
- Networking amplo e qualificado
- Habilidade de comunicação com ênfase na escuta
- Excelente capacidade de fazer conexões
Entendimento de Negócios
Headhunters de sucesso são reconhecidos por seu conhecimento profundo do mundo dos negócios. Sua dinâmica de trabalho permite acesso a um volume enorme de informações de bastidores do mercado e das empresas.
Ao conduzir um projeto de seleção de um executivo, o Headhunter atua com base em metodologias de consultoria, para realizar um diagnóstico profundo da empresa, do mercado em que ela atua, seus objetivos, características e necessidades, para alcançar seus melhores resultados.
Networking Estratégico
O maior ativo de um Headhunter é sua rede de contatos. No final do dia, é isso que uma empresa quer acessar quando busca este profissional.
A construção e manutenção de redes sólidas demandam um intenso trabalho de relações pessoais, que o Headhunter constrói ao longo dos anos em suas reuniões, entrevistas, eventos sociais e profissionais.
Este networking é a principal fonte de geração de negócios e de busca pelo executivo ideal para o desafio do cliente.
Habilidades de Comunicação
A comunicação eficaz é um pilar da profissão de Headhunter, e a habilidade de escutar ativamente é essencial, tanto para compreender as necessidades dos clientes quanto às habilidades e objetivos dos potenciais candidatos.
Além disso, o Headhunter é um profissional que está constantemente envolvido em negociações, apresentações e relações interpessoais, onde sua comunicação será fundamental para a construção de sua reputação.
Capacidade de Conexão
A habilidade de se conectar é uma característica básica para ser um bom Headhunter. Além de precisar criar conexão com pessoas, entender as necessidades específicas das empresas e saber conectá-las com as habilidades de um profissional, é fundamental.
Essa capacidade de se conectar às partes envolvidas demanda alto volume de informação e dados de referência, para contratar talentos alinhados não apenas em habilidades técnicas, mas também em valores culturais e objetivos da empresa.
Na experiência pessoal de cada um, Bruno destacou aptidão e encanto pela profissão. “Assim que conheci a profissão, eu quis mais do que qualquer pessoa no mundo ser um ótimo Headhunter”, relatou o sócio da Tailor. Já Fernanda trouxe a vontade de berço, pois seu pai sempre foi Headhunter, então desde pequena sentiu que também queria trabalhar na área. Ela avalia que se destacou pela sua dedicação, disciplina e organização, acima da média.
Em ambos os casos, a vontade se mostrou um forte divisor de águas para que eles obtivessem êxito na profissão. Bruno com o brilho no olhar e Fernanda com total foco para alcançá-lo.