Se você quer formar um time altamente produtivo, não basta apenas contratar profissionais brilhantes.
Após analisar por anos diversos fatores para determinar o que compõe um time verdadeiramente eficiente, os pesquisadores do Google descobriram que o segredo não está nos integrantes das equipes, mas como eles trabalham em conjunto.
A pesquisa levou o nome de “Projeto Aristóteles”, um tributo à frase do filósofo: “o todo é maior do que a soma de suas partes”.
Segundo o resultado dessa pesquisa do Google, suas melhores equipes têm algumas características que as colocam em destaque na empresa e identificaram os cinco pilares essenciais para os grandes times:
- Segurança psicológica: Podemos assumir riscos sem se sentir inseguro ou envergonhado?
- Confiabilidade: Podemos contar com os outros para fazer um trabalho de alta qualidade em tempo?
- Estrutura e clareza: São claros os objetivos, funções e planos?
- Significado do trabalho: Será que estamos trabalhando em algo que é pessoalmente importante para cada um de nós?
- Impacto do trabalho: Será que acreditamos no trabalho que estamos fazendo?
Na pesquisa ficou clara a maior relevância da Segurança Psicológica na performance das equipes. O líder tem um grande papel na construção dessa segurança e parte do que ele pode fazer é se mostrar mais vulnerável: é ser “mais profundamente humano”.
Uma das coisas que a pesquisa aponta é que o pior que um líder pode fazer é micro gerenciar o trabalho. Seu papel deve ser de inspirador, de remover obstáculos e oferecer ferramentas aos times.
E por fim, vale a reflexão: Como está a sua – e/ou de sua equipe – segurança psicológica para assumir riscos na empresa?