É mais do mesmo falar sobre os feitos do Abilio e sua grandiosidade no mundo dos negócios. Desde sua morte, tenho visto um volume enorme de conteúdos dele nas redes sociais, em trechos de podcasts, entrevistas, quotes etc.
Não era novidade para mim o quanto Abilio acreditava na importância das pessoas e do time certo em seus negócios, mas não tinha dimensão do quanto ele destacava e dava luz ao tema, sempre que falava de negócios bem-sucedidos.
A frase que iniciei este post sempre fez um sentido gigantesco para mim, em meus negócios. Pode parecer frase de impacto, bonitinha nas redes sociais, mas, cada vez mais eu vejo o quanto ela é crucial.
>> É fácil de ler e concordar, é quase óbvia, mas, de uma dificuldade absurda de ser colocada em prática. Construir um time é – de longe – o principal desafio de qualquer gestor e envolve muito esforço.
Construir um time começa muito antes de contratar. Começa em você entender muito bem as suas necessidades, as da sua empresa, da sua equipe, os objetivos e planos que possuem, as skills que faltam, aquelas que sobram, aquelas características fundamentais para seus jogadores, seu modelo e rituais de gestão e uma série de fatores, que vão muito além do “fit cultural com empresa”.
>>> Para dar um exemplo simples, ontem em uma reunião com os sócios de uma empresa, para iniciarmos a busca pelo seu primeiro CEO, ouvi a expectativa deles: “queremos que ele sente na nossa cadeira e assuma tudo, total liberdade!” Eu questionei “mas, aí vocês vão sentar em qual cadeira? O que que vocês vão fazer aqui de segunda a sexta e quais serão os novos compromissos em suas agendas?”. Eles não tinham a resposta.
Contratar não é só abrir uma vaga e achar a pessoa. Construir um time excelente, vem no antes da contratação, no durante, no depois, no depois, no depois, no depois… e volta.
- TailorNews
● Mercado | TailorNews | TailorTrends
Você não constrói uma empresa, você constrói um time e esse time constrói a empresa
- Carol Rizzieri
- 13/03/2024
- 11:15
Compartilhe esta matéria